Passo a passo para habilitar coletor facial com A.I.

Coletores família
EVO AI-5

Passo-1:
Habilitar o Registrador Eletrônico de Ponto por Programa (REP-P) no CNPJ do empregador

Em Empregador / Empresa habilite o

CPF do responsável
Como nos relógios de ponto convencionais (equipamentos físicos) é obrigatório o cadastro de um CPF válido. Use o CPF da pessoa que for responsável pelo REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto por Programa) que será criado para armazenar na nuvem todas as marcações dos colaboradores desse empregador.

A portaria 671 obriga o cadastro de um endereço válido para determinar a localização exata do local de trabalho do colaborador.


Preencha os 7 campos marcados com *:

CEP, Endereço, Número, Bairro, Cidade, Estado e País e clique no botão VALIDAR ENDEREÇO.

Passo 2:
Validar o endereço do CNPJ do empregador

Se tudo der certo deve aparecer um check verde Endereço validado ao lado do botão e as coordenadas Latitude e Longitude devem estar preenchidas.

Passo 3:
Cadastrar o coletor facial na nuvem

3.2) Em /Nuvem/Registrador cadastre um novo registrador com as informações abaixo e com o número de série do coletor:

3.1) Obtenha o número de série do equipamento navegando na tela tochscreen do equipamento através do ícone da ENGRENAGEM e depois Informações:

Passo 4:
Cadastrar multiempresas (vários CNPJs) no mesmo equipamento

Caso todos os colaboradores que vão registrar o ponto sejam de 1 único CNPJ, e este CNPJ seja da empresa do REP-P habilitado no PASSO-1 pode pular para o PASSO-5.

A portaria 671 determina que seja criado 1 REP-P por CNPJ. Porém a portaria permite que colaboradores de empregadores (CNPJs) diferentes registrem o ponto no mesmo coletor desde que os registros oficiais sejam registrados em REPPs diferentes. O Smartcontrol tem REPPs com certificicado INPI e dentro da portaria 671.

3.2) Em /Nuvem/Registrador na parte COLABORADORES selecione todas as empresas cujos colaboradores registram ponto no coletor em questão.

OBS.: Só aparecem empresas que possuem REPP (ver Passo-2).

Passo 5:
Configurar a comunicação Coletor x Nuvem (Smartcontrol)

Configue o IP 003.227.166.040 e Porta 7788 do Smartcontrol no equipamento:

Habilite o DHCP = SIM no equipamento

  • Em REDE se estiver com Ethernet (cabo)
  • Em WiFi se estiver com WiFi (sem cabo)

Rede

WiFi

ou

6.1) COLETOR

No canto superior direito do coletor devem aparecer 2 ícones:

Configure os seguintes parâmetros:

  • Solicitação do Servidor = SIM
  • Domínio = NÃO
  • URL = em branco (no futuro será usado)
  • IP = 003.227.160.040
  • Porta = 7788
  • Latência = 3
  • Servidor Retry = Não

Passo 6:
Verificar a comunicação Coletor x Nuvem (Smartcontrol)

6.1) COLETOR

No canto superior direito do coletor devem aparecer 2 ícones:

  • Nuvem azul = Conexão com servidor do Smartcontrol ok!
  • Rede (ou WiFi) = presença de rede local ou WiFi no coletor ok!

6.2) NUVEM

Em Nuvem/Comunicação tanto o gateway virtual col_evo EVO facial quanto o coletor devem estar online.

Obs.: Os cadastros das faces devem ser feitos direto no equipamento. Os IDs dos usuários serão os 8 primeiros dígitos do CPF do colaborador na nuvem, exceto os 0´'s (zeros) a esquerda do CPF.

Todos os colaboradores que forem inativados (com data de demissão) na nuvem serão removidos do coletor.


Obs.: As faces cadastradas no equipamento serão excluídas. Esta operação não pode ser desfeita e a face será perdida.

Passo 7:
Incluir colaboradores no coletor

Obs.: Os cadastros das faces devem ser feitos direto no equipamento. Os IDs dos usuários serão os 8 primeiros dígitos do CPF do colaborador na nuvem, exceto os 0´'s (zeros) a esquerda do CPF.

Todos os colaboradores dos CNPJs associados ao coletor serão enviados para o coletor.


Novos colaboradores cadastrados serão incluídos no coletor.

Passo 8:
Excluir colaboradores no coletor

Todos os colaboradores que forem inativados (com data de demissão) na nuvem serão removidos do coletor.


Obs.: As faces cadastradas no equipamento serão excluídas. Esta operação não pode ser desfeita e a face será perdida.

Passo 9:
Subir os registros do coletor para a nuvem

Caso o coletor esteja online e os colaboradores cadastrados corretamente (com email e ou celular) e o campo Registra ponto por APP / coletor facial = SIM as batidas sobem em menos de 10s.

Passa a ser obrigatório o campo celular ou email (ou os dois) para notificar diretamente o colaborador para o fluxo de ESQUECI A MINHA SENHA que será feita diretamente pelo colaborador nas próximas versões do aplicativo. Até o momento se o usuário esquecer a senha o RH poderá ressetar para a senha padrão user=senha=CPF-do-colaborador pela plataforma Smartcontrol e o colaborador troca a senha direto no aplicativo.

Qualquer dúvida entre em contato com nosso suporte.